Pesquisar é preciso.
Freire (1998) afirma que: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade"
Ensinar provém muitas indagações de: como? Por quê? De que forma? São inquietações que provocam no docente a necessidade de estar pesquisando atualizações e inovações em sua área de atuação. Essa busca levará a reflexão e conseqüentemente a intervenções do professor na sua pratica pedagógica. A aprendizagem do professor não deve ser estática, parada no tempo. A formação não fecha em si, há muito caminho pela frente na difícil tarefa de ser professor de arte, que deve ser atenado com as evoluções em sua área e preocupado com a qualidade dos conteúdos que ministra em sua pratica em sala de aula. A profissão docente se caracteriza, ora como arte, ora como prática. Ao pensarmos na docência como arte, encontramos o campo da inspiração, da criação. Ao lidarmos com a prática, percebemos a necessidade de termos métodos, conhecimentos e procedimentos. Vimos então, que a formação demanda a continuidade e atualização.
Susie Barreto
O professor bem informado é um educador mais bem preparado e capacitado para exercer sua funcao de forma mais clara e eficiente.
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