"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado". Oscar Wilde

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Assunto: Luz e sombra

Fonte: http://www.amopintar.com/luz-e-sombra#ixzz16aepaRX7
Publicado por: "Amopintar"   Na secção: Desenho

 

     “A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos".


   Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e   caracterizam o volume do objecto. O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objectos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz. A definição correcta do volume dum objecto se consegue através da valorização exacta das intensidades das suas sombras. Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projectadas. As sombras próprias são as que origina o objecto em si próprio e as projectadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
        Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projectam as superfícies ou objectos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.

        Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
No exemplo da Figura 2, distinguimos dois objectos com a mesma forma, tamanho e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera. O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume. A diferença entre os dois objectos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra”.
















Material
  • Papel chamex
  • Borracha
  • Lápis 6B
  • Um desenho simples sem muitos enfeites, mais contorno
  • Régua
  • Um pedacinho de algodão.
  
Procedimento

1 parte- Primeiro faça um exercicio com os alunos para que eles aprendam a usar o lápis 6B. Peça que desenhem 3 retângulos. No primeiro pintar uniforme com um cinza escuro, de preferência na horizontal. No segundo pintar um cinza escuro e o outro médio, que devem se encontrar no meio, os dois na mesma direção. No terceiro, três tipos de cinzas, escuro, médio e claro, as pontas das cores devem se encontrar. Veja o exemplo a baixo.


2 parte- Pintar o desenho por dentro com três tonalidades de cinza, as cores devem se encontrar, do mais escuro para o mais claro. Depois pintar o desenho por fora, pode ser empregado a penas diuas tonalidades de cinza. Contornar as linhas do desenho com o lápis 6B. Ao final, passar o pedacinho de algodão em todo o desenho em movimentos circulares, bem suave, é somente para dar o brilho.Veja os exemplos abaixo.

Obs: A pintura fica legal em movimentos todos horizontais ou todos na vertical, para que as linhas possam se encontrar. 


Sombreamento interno: O desenho fica todo pintado, assim como o lado de fora.



Sombreamento externo: O desenho fica sem ser pintado, o lado de fora que é pintado, tem-se a impressão que o desenho fica projetado. O lado de fora pode ser pintado com três tonalidades de cinzas, escuro, médio e claro.
Meus trabalhos e de alunos.

Exemplos retirados da internet

Sugestão de atividade

Expor os trabalhos dos alunos em um mural.
Fazer excursão com os alunos pela cidade tirarndo fotos de prédios ou outros locais para que sejam reproduzidos pelos aluos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário