"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado". Oscar Wilde

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hipertexto


          Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, hipertexto é “o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”. Considerando a conceituação do termo pela wikipédia, hipetexto é um texto digitalizado que permite incorporar imagens, palavras, sons e outros. Esses textos podem ser acessados através de links que podem ser icones gráficos ou imagens.

          Os links possibilitam fazer uma conexão do texto com outras informações que podem explicar melhor a idéia do texto principal. Essas informações, como já foi dito, podem ser expressadas em sons, palavras e imagens. Geralmente, os links levam a informações contidas em outras páginas.


           O hipertexto tem caracteristicas bem peculiares que permitem o acesso a informação de forma precisa, rápida e dinâmica. Nesse sentido, o hipertexto pode ser uma ferramenta muito útil na prática pedagógica do professor. Segundo o texto do artigo “O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual” (Wikipédia, a enciclopédia livre).

           Acredita-se que através desse recurso o docente pode motivar os alunos a pesquisa, a leitura e a produção de texto, pois através da busca, da descoberta, o aluno vai aprendendo e acaba construindo o próprio conhecimento.

           As fontes de busca são inesgotáveis e isso permite ao aluno uma busca constante e continua de informações aumentando gradativamente seus conhecimentos, sua visão de mundo e de vida. Além disso, é uma forma de acesso e de inserir o aluno no mundo digital, no mundo da internet.


Susie Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário