"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado". Oscar Wilde

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

         
                 Queridos visitantes do blog, estou participando do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, no NTE Belém (SEDUC-SAEN-DITEC-CTAE -NTE – mWASHINGTON L.B. LOPES- Pará)  ministrado pela professora ROSISTELA OLIVEIRA  e, uma das atividades do curso é publicar no blog as produções realizadas no curso, portanto, quero compartilhar com vocês algumas de minhas idéias. Espero que gostem.

          Aproveito para ressaltar a importância de realizar cursos sobre as tecnologias da informação e da comunicação, que são muito relevantes para o conhecimento do professor, pois as tecnologias são ferramentas que podem contribuir de forma positiva para a prática pedagógica dos mesmos.

Que tal fazer esse curso?


"QUEM SOU COMO PROFESSOR E COMO APRENDIZ"
               A aprendizagem na sociedade atual tornou-se muito mais ampla e diversificada. A escola não é mais o centro formal de aprendizagem e nem a fonte total de conhecimento, existe hoje muitas formas de se aprender e também de ensinar. Nesse sentido, podemos destacar a informatização do conhecimento. O professor precisa ter acesso, apropiar-se e ter domínio dessas novas fontes de conhecimento a fim de poder ser um disseminador e orientador das mesmas entre os alunos. O docente precisa capacitar os alunos para que tenham acesso a essa informação e que sejam criteriosos na busca e no uso dessas informações para que tenham um significado positivo de vida.

             Para que possa haver um ensino aprendizagem eficaz utilizando a informatização de conhecimento é preciso que professores e alunos estejam abertos e propensos a assimilar essa nova forma de aprender.
             Creio que o professor nunca deixa de ser aluno, o professor tem a necessidade de estar sempre se capacitando, e para isso, é importante que ele esteja fazendo cursos e pesquisando. Segundo Freire (1998) “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”

            Acredito que ensinar provém muitas indagações que provocam no docente a necessidade de estar pesquisando atualizações e inovações em sua área de atuação. Essa busca levará a reflexão e consequentemente a intervenções do professor na sua pratica pedagógica. A aprendizagem do professor não deve ser estática, parada no tempo. A formação não fecha em si, há muito caminho pela frente na difícil tarefa de ser professor, que deve ser antenado com as evoluções em sua área e preocupado com a qualidade dos conteúdos que ministra em sua prática em sala de aula. Ao lidarmos com a prática, percebemos a necessidade de termos métodos, conhecimentos e procedimentos, portanto, a formação demanda continuidade e atualização.

           Percebo que quanto mais o docente se atualiza e se apropria de um novo conhecimento, melhor educador ele passa a ser, pois se apropria de procedimentos e estratégias dinâmicas e atualizadas que vão contribuir com uma prática pedagógica mais eficaz para aprendizagem significativa do aluno.
Susie Barreto
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"O USO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM"

          A Tecnologia é sempre um assunto fascinante e envolvente, porque é impressionante as possibilidades e contribuições que elas propiciam à vida pessoal e social do individuo, assim como, da sociedade em geral.

           As tecnologias são importantes e interessantes sim, porém, não devemos deixar-nos aprisionar por elas. Sabemos que elas representam sim uma nova forma evolutiva de fazer determinadas coisas, facilitando, melhorando e aprimorando-as. Portanto, não devem ser usadas apenas como elementos de transmissão de informações ou de comunicação, mas sim, como um meio de contribuição à construção do conhecimento. Nesse sentido, pode ser de grande valia a prática pedagógica do professor.

          Os educadores não devem ficar alheios às novas tecnologias, elas foram criadas para serem usadas. Portanto, os docentes não devem ficar presos à práticas pedagógicas ultrapassadas ou estagnadas, se há uma ferramenta que pode contribuir para uma atuação profissional mais inovadora, mais dinâmica, por que não utilizar? Não digo que o professor deva mudar sua pratica pedagógica em função das tecnologias, mas sim saber incorporá-las em sua atuação. È claro que, é preciso ter consciência e maturidade para saber usá-las e saber o que pode e deve ser extraído delas que possa contribuir de forma positiva para a aprendizagem do aluno.

          Porém, o docente não pode ficar refém das tecnologias, mas sim, utilizá-las da melhor forma possível em seu dia a dia como professor, porque independente da grandiosidade de qualquer nova tecnologia, o professor nunca será colocado em segundo plano, pois nada se aprende se não houver quem ensine, e o professor é a pessoa mais capacitada para distinguir e selecionar os conteúdos necessários e significativos para a formação do aluno enquanto ser individual e social.

          Para o aluno, ter uma aprendizagem que o permita também estar antenado as inovações e evoluções tecnologias é estimulador, pois são elementos que fazem parte de sua vivência, de sua era.

Susie Barreto
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OLHANDO PARA UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS


Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker 21.10.2009
Autor : Daniela Braga de Paula
Co-autor(es) : Eliana Dias
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732

Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker

          A aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker elaborada pela professora Daniela Braga é muito interessante e criativa, pois propõe aos alunos uma atividade dinâmica e envolvente. Essa atividade permite ao aluno perceber e entender a relação existente entre a música e o vídeo, além de proporcionar a criação de um vídeo animado a partir de uma música que o aluno goste.

          A atividade foi realizada em 04 aulas com a duração de 50 minutos. Para a realização da mesma foi fundamental um conhecimento prévio dos alunos sobre o manuseio dos programas Paint e Movie Maker. A professora utilizou como recurso didático para a realização dessa atividade o Datashow. O laboratório de informática, a internet e os programas Paint e Movie Maker.

          Percebe-se que, na primeira aula a professora intencionalmente trabalha com os alunos a interação e ajuda ao próximo, pois divide a turma em duplas, onde quem tem mais facilidade em manusear os programas ajuda quem tem mais dificuldade. É explicado aos alunos o objetivo da atividade, que é criar um vídeo animado da canção “Marvin”, dos Titãs. Ela propõe assistir primeiro a um vídeo, que apresenta uma produção semelhante ao que será feito por eles, e assim, assistem a canção “Eduardo e Mônica” da Legião Urbana.

          Após assistirem ao vídeo é discutido sobre o que é seleção de cenas, sincronia e animação. Logo em seguida, é dada aos alunos a cópia da canção que eles vão animar. Percebe-se a importância de saber selecionar as cenas, pois as imagens precisam ter sincronia com a música, pois elas devem retratar o que a melodia diz em cada momento, além disso, é fundamental tornar interessante e envolvente a animação dessas imagens em sincronia com a música para quem vai assistir. Com a letra da canção em mãos os alunos podem ler, refletir e interpretar o que o autor quer dizer.

          Nas 2 e 3 aulas, utilizando o programa Paint, as imagens selecionadas pelos alunos foram organizadas de acordo com a letra da música, criando assim, as cenas. Na 4 aula, utilizando o programa Movie Maker os alunos concluíram a atividade criando o vídeo. Muito interessante esse momento, pois com a música de fundo as imagens que retratavam cada momento da melodia foram colocadas, e logo após, a animação foi introduzida, como a transição dos slides e os efeitos de vídeo. Os trabalhos realizados pelas duplas podem ser publicados no You tube para que sejam assistidos pelos demais colegas e por toda a comunidade escolar.

          É uma atividade muito interessante, pois envolve recursos tecnológicos e a arte, além de permitir a criatividade e a visão crítica dos alunos. Percebe-se a possibilidade de realizar trabalhos artísticos como o teatro, as artes visuais e etc, utilizando esse recurso tão rico que é a informática. Além disso, é uma atividade que promove a socialização e a interação dos alunos, pois permite que os alunos façam comentários críticos sobre os trabalhos dos colegas.

Susie Barreto

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"PROJETO VIDEO E BLOG NO ALBANIZIA"

1. Identificação
Nome do Projeto: Projeto Vídeo e Blog no Albanízia.
Nome do cursista: Márcia Lima e Susie Barreto da Silva
Nome da Escola: E.E.E.M. Albanízia de Oliveira Lima Local (cidade/estado):Belém Pá.
Série: 1º,2º e 3º anos do ensino médio. Número de alunos: 12
Professores envolvidos:

Marta Rocha:Português

Amélia Souza: Sociologia

Problemática a ser estudada / Definição do Tema

          A sala de informática foi criada para que toda a comunidade escolar tenha acesso às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) existentes na escola e que podem ser utilizadas como recursos no processo de ensino aprendizagem. Porém, foi observado que esta sala estava em desuso, talvez pela desvalorização desses recursos pelos professores ou pela falta de motivação em utilizá-los ou ainda pelo total desconhecimento de como fazê-lo.

Justificativa

          A sala de informática possui recursos tecnológicos que, se bem utilizados, podem contribuir para o enriquecimento da ação pedagógica do professor e para o aprendizado do aluno, pois conta com recursos que podem estimular a capacidade criativa e crítica do pensamento do aluno, assim como promover a interação e integração de toda a comunidade escolar.

          Portanto, focado na possibilidade de incentivar a utilização desses recursos elaborou-se um projeto que teve como objetivo a criação e edição de vídeos, onde alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer e manusear recursos tecnológicos existentes na sala de informática.

Objetivos

Objetivo geral:

• Contribuir para a excelência do processo de ensino e de aprendizagem na escola, por meio da utilização dos recursos da sala de informática e da WEB 2.0

Objetivos específicos:

• Estimular a preservação do ambiente escolar.
• Desenvolver as competências e habilidades relativas ao gênero textual “roteiro multimídia”.
• Desenvolver as competências e habilidades relativas à elaboração de vídeos.
• Representar a escola no Festival Multimídia da SEDUC (2010) – categoria vídeo.

Conteúdos

• Língua portuguesa: gêneros textuais: criação de roteiro.
• Sociologia: diferentes espaços de convivência.
• Informática: criação de roteiro para vídeo; edição de vídeos com Kdenlive.

Disciplinas envolvidas

• Português
• Informática
• Sociologia

Descrição das fases do Projeto

Os participantes do projeto (alunos e professores):

• 1ª fase: sensibilização
Os alunos foram convidados a conhecer o espaço da sala de informática e posteriormente, foi exposto o projeto, seus propósitos e objetivos.

• 2ª fase: exploração e aprofundamento
Os participantes do projeto (alunos e professores):

1. Conheceram a sala de informática e sua importância para o conhecimento produzido.
2. Participaram da oficina de edição de vídeos promovida pela USE9.
3. Criaram roteiros para vídeos e textos para a internet
4. Pesquisaram sobre a história da escola.
5. Entrevistaram a direção da escola e professores antigos na instituição e funcionários.
6. Fotografaram as dependências da escola e filmaram.

• 3ª fase: produção
Os alunos:
1. Edição do vídeo: seleção e organização de imagens, música, transições e efeitos de vídeo.

- 4ª fase: Culminância / Socialização
Os alunos

2. Postagem no blog do vídeo produzido.

Metodologia / Procedimentos

Elaboração do projeto
Sensibilização dos participantes
Organização da Oficina de vídeo
Elaboração do roteiro
Tomada de imagens para o vídeo
Edição do vídeo
Postagem do vídeo no Blog da escola

Cronograma

O projeto foi desenvolvido em dois meses.

Mídias a serem utilizadas

Computadores da escola, máquinas fotográficas e celulares.

Avaliação e Resultados esperados

Das disciplinas participantes do projeto apenas a sala de informática participou do processo de avaliação dos alunos.

A avaliação ocorreu em dois momentos:

1. Os alunos foram avaliados pela participação ativa nas atividades do projeto.
2. Pela aplicação do conhecimento adquirido na produção do vídeo.

O projeto trouxe para a escola Albanízia de Oliveira Lima a possibilidade de desenvolver nos participantes do projeto uma visão crítica na elaboração e desenvolvimento de projetos, visando a construção do conhecimento. Motivando os alunos e professores a conhecerem e utilizarem as possibilidades dos recursos da sala de informática no processo de ensino e aprendizagem.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Através do blog da escola e divulgação no twetter e facebook.

Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas foram de vídeos, sites e filmes retirados da internet.

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