"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado". Oscar Wilde

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Assunto: Vitral
Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.
Os vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.
Tal como o vidro, o vitral originou-se no oriente por volta do século X, tendo florescido na Europa durante a Idade Media. Amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria, cenas religiosas.
Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.
A técnica clássica de fabricação de vitrais utilizava chumbo nas junções e soldaduras. A cor nas pecas de vidro era obtida pela adição de substancias como: o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro e o cobre e outros, a massa de vidro em fusão. De peso elevado, os vitais assim construídos apresentavam problema de estrutura, estanquiedade, fragilidade, deformações, manutenção difícil, alem de elevado custo.
Atualmente, existem técnicas mais avançadas para a produção de vitrais, de grande valor estético, mais baratas e inócuas para a saúde e para o meio ambiente.
Material
·        Papel celofane de várias cores ou as cores primárias.
·        Cola
·        Tesoura
·        Papel chamex

Procedimento
Faça um desenho simples no papel chamex. As linhas do desenho devem ser largas, 1,5 a 2 cm são suficientes. Pinte as linhas largas com lápis de cor preta. A cor preta vai realçar as cores do papel celofane. 




As partes do desenho que ficaram sem ser pintadas devem ser recortadas, cuidado para cortar as linhas pintadas.




Nas partes vazadas será colado o papel celofane da cor que desejar. Para o acabamento, cole uma folha de papel chamex por traz da colagem do celofane.




Obs: No trabalho acima não foi colado papel celofane e sim folha de revista. O celofane está um pouco caro, né. Essa técnica pode ser aplicada em vários tipos de desenhos, depende da criatividade do aluno.

Sugestão de atividade

Os alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem vitral (em prédios públicos, em igrejas, em monumentos históricos, etc). Em equipes podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do lugar onde o vitral foi fotografado.

Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do vitral, e formas de construção.






Nenhum comentário:

Postar um comentário