"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado". Oscar Wilde

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Caros colegas, essa é mais uma atividade do curso Tecnologias da informação e da comunicação, que consiste em criar uma aula utilizando recursos tecnológicos. Foi muito interessante e gratificante de fazer, espero que gostem e coloquem em prática a aula.

Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=29760

"Planejando uma atividade usando mídias digitais”

Autoras: Susie Barreto da Silva
                       Belizia de Oliveira Bahia


Modalidade / Nível de Ensino: Ensino médio.

Componente Curricular: Artes

Tema: Questões sociais enfatizadas através de Histórias em quadrinhos: Utilizando o programa Hagáquê.
Dados da Aula

-O que o aluno aprenderá com esta aula:

Espera-se que ao final das aulas os alunos tenham competência para:
• Conhecer e reconhecer as características, constituição e funcionamento do gênero histórias em quadrinhos.
• Diferenciar os diversos tipos de balões.
• Conhecer a representação da fala e do pensamento
• Conhecer a diferença entre solilóquio, monólogo e diálogo
• Expandir a criatividade
* Aumentar o vocabulário
* Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
• Aumentar seus conhecimentos da Língua Portuguesa
• Desenvolver histórias em quadrinhos
• Dominar o programa Hagaquê

- Número de aulas e duração das atividades:

• 5 aulas de 45 minutos cada.

-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

• Instruções sobre a escolha do tema de cada equipe
• Domínio (conhecimento) sobre o tema a ser trabalhado, através de leitura.
• Debates com perguntas e respostas (gravidade do tema, efeitos sociais, possíveis soluções), entre os membros das equipes, para fixação do assunto a ser trabalhado.
• Noções acentuadas de onomatopéias, ex: (explosão: bum! – sono: zzzzzz – beijo: smack!), etc...
• Instruir os alunos quanto às situações cujos diálogos terão características de charge ou de cartum.
• Instruir os alunos quanto à caracterização dos personagens (traje / linguagem), etc...

- Estratégias e recursos da aula.

• Pendrive
• Google (para pesquisa)
• Data Show
• Dicionário Eletrônico
• Atividades em equipes.
• Discussões coletivas.
• Roteiro de estudo.
• Computadores conectados à internet)
• Programa hagaqué

- Recursos Complementares.

• Editor de texto
• Computador
• Conexão com internet

- Procedimento.

• A importância da integração da tecnologia no processo de ensino aprendizagem.

• Conversar com os alunos sobre as questões sociais e a importância de conhecer/ debater sobre os mesmos

• Explicar a turma que as questões sociais debatidas em sala serão expressadas em historia em quadrinhos, utilizando-se o programa Hagaqué

• Cada equipe deverá nomear um(a) secretário(a), que anotará todas as ocorrências das reuniões, para que haja uma seqüência correta da elaboração do trabalho

• Explicar como as histórias em quadrinhos são desenvolvidas, suas características, seus elementos e etc

• Dividir a turma em equipes de 5 ou 6

• Cada equipe selecionará uma questão social para trabalhar

• Após a escolha da questão a ser trabalhadas, os alunos passarão a construir a história, com os diálogos entre os personagens.

• As equipes passarão as histórias criadas para o editor de texto.

• 50% das imagens utilizadas nas histórias em quadrinhos devem ser selecionadas da internet e os outros 50% criadas pelos alunos, que devem desenhar, pintar, fotografar e transferir para o computador

• Na sala de informática os alunos aprenderão a utilizar o programa hagaqué, criador de história em quadrinhos

• Com textos e imagens já concluídos, as equipes montarão as histórias em quadrinhos no hagaqué.

- Avaliação.

• Será realizada por equipes, considerando-se: criatividade, desempenho, compromisso com o trabalho, assiduidade, qualidade e pertinência dos diálogos (monólogos, diálogos, solilóquios, etc...),

- Divulgação do trabalho.

• Publicação no blog da escola.

• Impressão das histórias em quadrinhos para exposição na escola (mural

• Gravação de CD com todas as histórias em quadrinhos para distribuição entre os componentes das equipes.

1ª aula. (atividade realizada na sala de aula)

• A importância da integração da tecnologia no processo de ensino /aprendizagem.

• Conversar com os alunos sobre as questões sociais e a importância de conhecer/ debater sobre os mesmos

• Explicar a turma que as questões sociais debatidas em sala serão expressas em histórias em quadrinhos, utilizando-se o programa Hagaqué.

2ª aula. (atividade realizada na sala de aula)

• Explicar como as histórias em quadrinhos são desenvolvidas, sua característica, seus elementos e etc

• Dividir a turma em equipes de 5 ou

• Cada equipe selecionará uma questão social para trabalhar

• Após a escolha da questão a ser trabalhadas, as equipes passarão a construir a história, com os diálogos entre os personagens.

3ª aula. (atividade realizada na sala de informática)

• As equipes passarão as histórias criadas para o editor de texto.

• 50% das imagens utilizadas nas histórias em quadrinhos devem ser selecionadas da internet e os outros 50% criadas pelos alunos, que devem desenhar, pintar, fotografar e transferir para o computador.
4ª aula
• Na sala de informática os alunos aprenderão a utilizar o programa hagaqué, criador de história em quadrinhos.
5ª aula.
• Com a história elaborada, textos e imagens já concluídos, as equipes montarão as histórias em quadrinhos no hagaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário