Caros colegas, essa é mais uma atividade do curso Tecnologias da informação e da comunicação, que consiste em criar uma aula utilizando recursos tecnológicos. Foi muito interessante e gratificante de fazer, espero que gostem e coloquem em prática a aula.
Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=29760
Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=29760
"Planejando uma atividade usando mídias digitais”
Autoras: Susie Barreto da Silva
Belizia de Oliveira Bahia
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino médio.
Componente Curricular: Artes
Tema: Questões sociais enfatizadas através de Histórias em quadrinhos: Utilizando o programa Hagáquê.
Dados da Aula
-O que o aluno aprenderá com esta aula:
Espera-se que ao final das aulas os alunos tenham competência para:
• Conhecer e reconhecer as características, constituição e funcionamento do gênero histórias em quadrinhos.
• Diferenciar os diversos tipos de balões.
• Conhecer a representação da fala e do pensamento
• Conhecer a diferença entre solilóquio, monólogo e diálogo
• Expandir a criatividade
* Aumentar o vocabulário
* Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
• Aumentar seus conhecimentos da Língua Portuguesa
• Desenvolver histórias em quadrinhos
• Dominar o programa Hagaquê
- Número de aulas e duração das atividades:
• 5 aulas de 45 minutos cada.
-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
• Instruções sobre a escolha do tema de cada equipe
• Domínio (conhecimento) sobre o tema a ser trabalhado, através de leitura.
• Debates com perguntas e respostas (gravidade do tema, efeitos sociais, possíveis soluções), entre os membros das equipes, para fixação do assunto a ser trabalhado.
• Noções acentuadas de onomatopéias, ex: (explosão: bum! – sono: zzzzzz – beijo: smack!), etc...
• Instruir os alunos quanto às situações cujos diálogos terão características de charge ou de cartum.
• Instruir os alunos quanto à caracterização dos personagens (traje / linguagem), etc...
- Estratégias e recursos da aula.
• Pendrive
• Google (para pesquisa)
• Data Show
• Dicionário Eletrônico
• Atividades em equipes.
• Discussões coletivas.
• Roteiro de estudo.
• Computadores conectados à internet)
• Programa hagaqué
- Recursos Complementares.
• Editor de texto
• Computador
• Conexão com internet
- Procedimento.
• A importância da integração da tecnologia no processo de ensino aprendizagem.
• Conversar com os alunos sobre as questões sociais e a importância de conhecer/ debater sobre os mesmos
• Explicar a turma que as questões sociais debatidas em sala serão expressadas em historia em quadrinhos, utilizando-se o programa Hagaqué
• Cada equipe deverá nomear um(a) secretário(a), que anotará todas as ocorrências das reuniões, para que haja uma seqüência correta da elaboração do trabalho
• Explicar como as histórias em quadrinhos são desenvolvidas, suas características, seus elementos e etc
• Dividir a turma em equipes de 5 ou 6
• Cada equipe selecionará uma questão social para trabalhar
• Após a escolha da questão a ser trabalhadas, os alunos passarão a construir a história, com os diálogos entre os personagens.
• As equipes passarão as histórias criadas para o editor de texto.
• 50% das imagens utilizadas nas histórias em quadrinhos devem ser selecionadas da internet e os outros 50% criadas pelos alunos, que devem desenhar, pintar, fotografar e transferir para o computador
• Na sala de informática os alunos aprenderão a utilizar o programa hagaqué, criador de história em quadrinhos
• Com textos e imagens já concluídos, as equipes montarão as histórias em quadrinhos no hagaqué.
- Avaliação.
• Será realizada por equipes, considerando-se: criatividade, desempenho, compromisso com o trabalho, assiduidade, qualidade e pertinência dos diálogos (monólogos, diálogos, solilóquios, etc...),
- Divulgação do trabalho.
• Publicação no blog da escola.
• Impressão das histórias em quadrinhos para exposição na escola (mural
• Gravação de CD com todas as histórias em quadrinhos para distribuição entre os componentes das equipes.
1ª aula. (atividade realizada na sala de aula)
• A importância da integração da tecnologia no processo de ensino /aprendizagem.
• Conversar com os alunos sobre as questões sociais e a importância de conhecer/ debater sobre os mesmos
• Explicar a turma que as questões sociais debatidas em sala serão expressas em histórias em quadrinhos, utilizando-se o programa Hagaqué.
2ª aula. (atividade realizada na sala de aula)
• Explicar como as histórias em quadrinhos são desenvolvidas, sua característica, seus elementos e etc
• Dividir a turma em equipes de 5 ou
• Cada equipe selecionará uma questão social para trabalhar
• Após a escolha da questão a ser trabalhadas, as equipes passarão a construir a história, com os diálogos entre os personagens.
3ª aula. (atividade realizada na sala de informática)
• As equipes passarão as histórias criadas para o editor de texto.
• 50% das imagens utilizadas nas histórias em quadrinhos devem ser selecionadas da internet e os outros 50% criadas pelos alunos, que devem desenhar, pintar, fotografar e transferir para o computador.
4ª aula
• Na sala de informática os alunos aprenderão a utilizar o programa hagaqué, criador de história em quadrinhos.
5ª aula.
• Com a história elaborada, textos e imagens já concluídos, as equipes montarão as histórias em quadrinhos no hagaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário