"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado". Oscar Wilde

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CURRICULO

          O currículo educacional é formado por conteúdos temáticos de cada disciplina, são conteúdos sistematizados que devem ser trabalhados pelo docente durante todo o ano letivo. Porém, há outros tipos de conteúdos que estão inseridos de forma oculta no currículo, Pedro Demo (2010) denomina esses currículos de não-formal e oculto, que surgem de acordo com a necessidade educacional. Nesse contexto podemos incluir as novas tecnologias. Acredita-se que o currículo escolar pode ser desenvolvido com um olhar mais atual, buscando incorporar em suas diretrizes as novas tecnologias, que contribuirão as novas perspectivas da educação que é estimular uma nova forma de ensinar e de aprender, buscando sempre uma aprendizagem que tenha sentido à vida do aluno.

          Porém, para integrar os meios tecnológicos no ensino e aprendizagem é importante que o professor conheça e compreenda as especificidades das mesmas e saiba manuseá-las, a fim de poder integrá-las em sua prática pedagógica, de acordo com suas necessidades.

          Para que o uso das tecnologias na educação tenha uma contribuição significativa na aprendizagem do aluno é imprescindível que se busque integrá-las ao currículo de forma clara e precisa. O trabalho com o desenvolvimento de projetos é uma forma eficaz de incluir as diferentes tecnologias no conteúdo do currículo escolar, pois o trabalho com projeto tem uma perspectiva construtivista, onde os alunos aprendem fazendo, o aluno faz parte da construção do conhecimento.



Susie Barreto

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